domingo, 21 de março de 2010


Discovery


Não tenho nada contra quem assiste big brother ou outros similares, mas não consigo achar atrativa a exibição de uma vida irreal e temporária que mostra o pior do ser humano, quando há tantas coisas interessantes acontecendo... na realidade, lamento não haver tempo hábil para tudo que podemos aprender, conhecer e criar, seja nas ciências ou nas artes. Já pararam para pensar que não conheceremos todas as músicas já criadas, todos os livros, lugares ou invenções ? Nem todas as possibilidades das ciências humanas e exatas ? Como então perder tempo com coisas que não levam a nada ? Nas horas em que gostaríamos de relaxar podemos encontrar amigos, familiares, trocar idéias, viajar ou até mesmo admirar a paisagem... sempre há mais retorno... para a alma e para o corpo. Talvez por isso os gênios da história conseguiam descobertas incríveis com tão poucos recursos... aproveitavam o tempo para contemplar...



Leonardo di ser Piero da Vinci- 1452- polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.[1] Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Nicolau Copérnico (1473)- Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.

Galileu Galilei- 1564, Pisa. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter[1], os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

Johannes Kepler- 1571 ,Alemanha. Aprendeu grego, hebreu, astronomia, física e matemática. Sua obra introduziu a astronomia heliocêntrica, contrariando a concepção aristotélica do universo, na altura defendida pela Igreja Católica. Foi ainda autor de diversos artigos científicos sobre óptica, astronomia e matemática.

Isaac Newton 1643 - cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Albert Einstein -1879 — físico alemão radicado nos Estados Unidos.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.Devido à formulação da teoria da relatividade Einstein tornou-se famoso mundialmente. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio

Nenhum comentário:

Postar um comentário